Os ROLAMENTOS DE ESFERA apresentam os componentes fixos. Suportam cargas radiais e pequenas cargas axiais. Possuem blindagem (Z e ZZ) com retentores de aço estampado ou de vedação (RS e 2RS) em borracha nitrílica de baixo atrito.
A folga radial dos rolamentos de esferas é de vital importância. Portanto, verifique sempre a especificação da folga indicada pela fabricante (C2, Normal, C3 e C4).
Os ROLAMENTOS DE ROLOS CÔNICOS suportam cargas radiais e cargas axiais em um sentido. Apresenta o anel externo solto dos demais componentes. Em virtude de suportar carga axial em apenas um sentido há situações em que necessitam serem montados aos pares, ou seja, um contra outro.
Os ROLAMENTOS DE ROLOS CILÍNDRICOS sempre possuem um anel separável e são produzidos com diferentes formatos. Os anéis podem apresentar bordas (flanges) nas duas faces, em uma face ou não terem borda. De acordo com o tipo de execução recebem a designação N, NU, NJ, NUP, e QJ. Estes rolamentos admitem altas cargas radiais e elevadas rotações. Os tipos NJ e NUP podem admitir cargas axiais.
O objetivo do uso de um lubrificante é revestir as superfícies de trabalho por uma fina película de óleo, evitando o contato entre as superfícies metálicas, permitindo a rolagem e o deslizamento suave entre os componentes metálicos.
Aconselhado para cubos de rodas em virtude da temperatura de trabalho, operando com graxa à base de sabão de lítio + EP.
As graxas são os meios lubrificantes mais usados no setor automotivo pesado, apresentando os seguintes efeitos.
A MAR, através de sua experiência de quase oitenta anos na fabricação de rolamentos, apresenta as graxas FX SUPER EP 180 e ULTRA EP 250 .
As GRAXAS MAR são indicadas para lubrificação de rolamentos, garantindo máxima economia e segurança operacional do seu veículo ou equipamento.
Aconselhado para cubos de rodas em virtude da temperatura de trabalho, operando com graxa à base de sabão de complexo de lítio + EP.
NOTA IMPORTANTE:
É necessário conhecer e controlar a temperatura de operação dos cubos de rodas do veículo ou frota. Considerar o ajuste correto.